Autoridades e Gestores se Unem para Fortalecer o Turismo Regional

Integrantes da diretoria da Instância de Governança (IGR)Encantos do Sul, AMUREL, AMREC e secretários municipais de Turismo das cidades pertencentes à IGR  realizaram, na manhã desta terça-feira, dia 20, em Urussanga/SC, um encontro para  discutir e determinar ações com o propósito de consolidar uma colaboração regional mais robusta, buscando unir esforços para potencializar o desenvolvimento e crescimento dos produtos turísticos da região Encantos do Sul. Esta iniciativa visa não apenas fortalecer os laços entre o poder público e privado, mas também fomentar uma sinergia que beneficie a todos os envolvidos no setor turístico regional com planejamento e ações pautadas a serem defendidas como região. A reunião foi aberta pelo prefeito de Urussanga e presidente da AMREC, Gustavo Luís Cancellier e aconteceu no Centro Empresarial Ademir de Brida. Participaram também pessoas ligadas às secretarias da pasta.

Durante duas horas, os participantes obtiveram informações importantes sobre o papel e as próximas ações da IGR em conjunto com a AMUREL e AMREC, como os municípios através de suas secretarias de Turismo podem colaborar para que as cidades possam fazer parte do Mapa do Turismo e que façam o cadastro no Cadastur, juntos a região quer melhorar as notas, informações e a inclusão de mais empreendimentos e empresas no Cadastur.

No encontro, foram apresentadas sugestões e iniciativas levantadas pelo grupo de trabalho dos executivos presentes, Encantos do Sul, Amurel e Amrec com foco em demonstrar a seriedade e o mercado e ações para a região ser um destino turístico. Uma delas consiste na colaboração efetiva entre as prefeituras, visando realizar um mapeamento abrangente das placas de sinalização de pontos turísticos presentes na cidade. Esse levantamento não apenas identificará a situação atual, mas também apontará a necessidade de instalação de novas placas. O intuito é apresentar uma proposta à Secretaria de Turismo do Estado, buscando viabilizar a implementação dessas melhorias com economia  e gestão regional.

Além disso, destaca-se a importância de identificar e promover os produtos turísticos como as mudanças na divulgação e engajamento como região e como município, junto ao turista. Propõe-se um levantamento detalhado para apresentar à Secretaria de Turismo, possibilitando a inclusão desses atrativos nas campanhas publicitárias do governo estadual que serão definidos pelo conjunto de secretários de turismo pertencente a IGR. Nesse contexto, ressalta-se a relevância de explorar as redes sociais como ferramenta eficaz para divulgar as potencialidades turísticas das cidades, promovendo uma maior visibilidade e atraindo visitantes.

A necessidade de cooperação entre as assessorias de imprensa municipais também foi destacada, e o trabalho, como pautas regionais. A IGR também irá disponibilizar um banco de imagens dos atrativos e equipamentos de cada cidade, assegurando a disponibilidade de materiais atualizados. Adicionalmente, a atualização contínua do calendário de eventos dos municípios é fundamental para garantir que a oferta turística esteja sempre refletida nas estratégias de promoção como região e seus atrativos culturais e comerciais que em nossa região acontecem. A diretoria da IGR também apresentou o cronograma anual de reuniões da Encantos do Sul com os secretários municipais.

Outro ponto abordado na reunião foi a sugestão de encaminhar ao Ministério do Turismo (MTur) um pedido para a criação virtual de uma delegacia do turista. Essa iniciativa visa aprimorar o suporte e a segurança aos visitantes, contribuindo para a consolidação da região como um destino turístico acolhedor e seguro. Durante o evento, foi passado um vídeo do secretário de Turismo, Evandro Neiva falando sobre a importância do turismo para Santa Catarina e como o Governo do Estado tem investido neste setor, e pensarmos como produto e ações nas quatro estações.

O presidente da IGR Encantos do Sul, Albertino Ferreira declarou a união de forças para o desenvolvimento do turismo como regional e o apoio na definição de produtos. “A reunião foi crucial para que os secretários de turismo e as organizações turísticas locais estejam alinhados, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento de um turismo de qualidade em nossa região. Este é um momento oportuno para que cada parte desempenhe seu papel, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura e dos conselhos relacionados ao turismo. Observo com entusiasmo o engajamento do setor público a está missão, hoje estamos como iniciativa privada e pública unidas em um único caminho. Considero crucial que cada um faça sua parte para promover o desenvolvimento e a grandeza do turismo regional”, destacou Ferreira.

O diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, também destacou a importância da união de forças de forma conjunta regional em prol do turismo como também afirmou o prefeito de Urussanga e presidente da AMREC, Luis Gustavo Cancellier. “A união de forças representa muito para a cadeia do turismo. Essa colaboração é essencial para tornar a região cada vez mais atraente, atraindo diversos tipos de turistas: os interessados em gastronomia, negócios, natureza, aventura e cultura. É fundamental manter a região o mais atrativa possível, e isso só será possível por meio da cooperação entre o governo municipal, estadual, federal e a iniciativa privada, visando a prosperidade e a atratividade contínua da região para os visitantes”, destacou

A união de forças também foi destacada pelo secretário de Turismo de Gravatal Thiago Deodato. “A reunião representa a questão da união, do fortalecimento das entidades e das prefeituras. Eu acho que cada vez mais a união e regionalização faz com que o nosso turismo aqui do Sul cresça cada vez mais”, afirmou.