Secretaria de Educação realiza exposição de trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação, promoveu o evento “O Reino Literário – Um Mundo de magia e amor pela leitura”. A abertura oficial do evento no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon na noite desta terça-feira (28).

Centenas de pessoas, entre crianças e adultos, visitaram a exposição. Ao todo, 9 escola, puderam expor seus trabalhos com vivências e experiências desenvolvidas com as crianças. Durante todo o evento os alunos puderam realizar apresentações que encantaram os familiares que estavam presente prestigiando o evento.

“Toda essa atmosfera nos encanta. Muito orgulho de ver todo o trabalho diferenciado que está sendo desenvolvido pela nossa Rede de ensino. Parabéns a todos os envolvidos, que no dia a dia, constroem uma educação de qualidade para essa e para as futuras gerações”, ressalta a Secretária de Educação, Graziela da Silva Nandi.

• CEI TIA RAQUEL apresentou o tema: Minha Cidade tem Riqueza, História em memória, trabalhando diversas atividades referentes a moradia e os animais, quintais e jardins e receitas culinárias. Os trabalhos foram elaborados pelas crianças do CEI desde o início do projeto, com a participação das famílias.• CEI GENTE MIÚDA tem como tema o Mundo Encantado dos Pequenos Brilhantes. Foram trabalhados temas como alimentação saudável, animais de estimação, histórias infantis, entre outras coisas. Todas as atividades estão na mostra literária com a explicação de como cada uma foi executada.

• NME GIÁCOMO BEZ FONTANA apresentou o tema “Recriando Leituras na Infância”. A partir deste tema foram gerados novas ideias muito interessantes e com muita riqueza. Os sub temas foram desenvolvidos com a participação das famílias na construção dos livros que estão expostos no estande da escola. Foram trabalhados gêneros literários como parlendas, rimas, poesias, entre outros.• CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROFESSORA NAIR FORMENTIN SILVA desenvolveu um projeto magnífico que teve como tema entre “Nossas memórias criando histórias”, buscando trazer a prática da leitura de forma Atrativa, lúdica, resgatando vivências, trazendo para nossos dias atuais, lembranças devidas, onde as famílias puderam manter viva as suas raízes e peculiaridades da sua história.

• CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANTÔNIO BARDINI trabalhou o tema “a caminho da escola” inspirado no livro “coisas que a gente não vê” de Maria Alice Lacerda, as crianças juntamente com seus familiares participaram da confecção de um livro, onde relatam o percurso e alguns momentos vivenciados em sua rotina no caminho até a escola, também estão expostos alguns trabalhos e fotos de atividades realizadas durante o ano,

•  CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CANTINHO DA ALEGRIA trabalhou no seu projeto o tema “O caminho até a escola”. Confeccionaram com seus familiares uma história na lata, onde relataram o percurso que fazem até a escola, o meio de transporte que utilizam e o que encontram no trajeto. Também está em exposição um livro portfólio onde cada criança pode registrar diversos momentos dos caminhos que percorreram durante o ano letivo. Através do livro “Brincar de quê?” as crianças realizaram uma atividade sobre brincadeiras e brinquedos antigos, realizando na prática o resgate dessas brincadeiras, encontra-se exposto no mural de fotos atividades relacionadas à contação de histórias com a participação das famílias.

• NME JOÃO SARTOR desenvolveu seu Projeto de leitura com o subtítulo “Os contos e seus encantos”. Cada turma desenvolveu trabalhos baseados em contos originais, recontando histórias que marcaram e ainda marcam gerações. Contos como João e Maria, João e o pé de feijão, Branca de neve e os sete anões, Chapeuzinho e o Leão faminto, foram destaque durante execução do Projeto. O pequeno príncipe e o Senhor Alfabeto, também foram base para o desenvolvimento do projeto.

• CEI LUIZA GUAREZI, trabalhou em um projeto sobre Alimentação Saudável. Através da história “BIBI COME DE TUDO” conseguiram aprender um pouco mais sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e também sobre a horta que as crianças plantaram e cultivaram.

• CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRIMEIROS PASSOS teve como tema um “Gostinho de quero mais”. As crianças construíram um livro para cada um com as aventuras do peixe de estimação da escola. A turma do Maternal criou um livro contando as aventuras que tiveram durante o ano. O berçário trabalhou todos os sentidos com a experiência da alimentação saudável, saboreando e se divertindo com frutas e legumes. Cada turma ficou com um gostinho de quero mais de tudo que aprenderam brincando.