Prefeitura realiza mutirão de castração de cães e gatos

Neste último sábado (23/03), a Prefeitura de Treze de Maio por meio do grupo de apoio aos animais “Clube dos Anjos”, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu o Mutirão de Castração de Cães e Gatos, voltado, especialmente, para famílias de baixa renda e protetores de animais.

Na ação, foram castrados 99 animais gratuitamente que receberam os medicamentos pós-operatórios e a roupa especial que o animal deve usar durante a recuperação, foram atendidos ainda 29 castrações particulares. Os procedimentos foram realizados no “Castrabus”, um ônibus especialmente adaptado, com uma equipe de profissionais da área veterinária, que permaneceu estacionado no Complexo Esportivo Irineu Bornhausen. No período em que o tutor aguardava a realização do procedimento em seu animal, ele recebia informações sobre a guarda responsável, bem como instruções e recomendações sobre o pós-operatório, no que diz respeito à alimentação, medicação e cuidados necessários.

O controle populacional destes animais domésticos é uma das metas do município para evitar seu crescimento descontrolado que, além de evitar a transmissão de zoonoses – tais como raiva, leptospirose, leishmaniose – ocasiona inúmeros problemas, como agressões envolvendo pessoas ou outros animais; contaminação ambiental por dejetos, pelos e dispersão de lixo; e transtornos no trânsito, que podem, muitas vezes, causar acidentes ou atropelamentos. Além disso, o controle populacional acarretará diminuição do abandono de cães e gatos.