Combate à brucelose e tuberculose é debatido em reunião em Treze de Maio

Aconteceu no dia 30 de outubro, segunda-feira, na sala de reuniões da Prefeitura de Treze de Maio, uma importante reunião para definir detalhes em relação ao início do trabalho que tem como objetivo erradicar as doenças Brucelose e Tuberculose do rebanho de Treze de Maio. Para que o trabalho obtenha êxito e atinja 100% das propriedades é preciso que exista a colaboração dos produtores rurais, autorizando as coletas. Participaram da reunião produtores de leite e corte que se mostraram satisfeitos com a iniciativa e se prontificaram a realizar os exames em seus rebanhos.

Segundo o Secretário da Agricultura, Comércio e Indústria de Treze de Maio, Luciano Oliveira dos Santos, será realizada nas propriedades rurais um trabalho de coleta nos animais para identificar se possuem ou não as doenças. “Esses exames são fundamentais para avaliarmos a saúde do animal de grande porte e nos possibilita ter um rebanho livre de doenças”, disse.
Participam da reunião, o Prefeito Neném Bardini, representante da Icasa, da Secretaria Municipal da Agricultura, Epagri, representantes dos Laticínios e Corte.

As doenças Brucelose e Tuberculose – A Brucelose é uma doença que pode causar aborto e queda de produção de leite. Caninos, bovinos, caprinos, ovinos, equinos e o homem são as espécies que podem ter Brucelose. Somente após o exame, os animais podem receber a vacina. A Tuberculose é uma doença que pode causar emagrecimento severo, tosse e queda na produção de leite. Caninos, bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos, felinos e o homem são as espécies que podem ter Tuberculose.