Secretaria de Saúde realiza mutirão de cirurgia de Pterígio

Foi realizado na última quinta-feira (28), o Mutirão de Cirurgias de Pterígio, que beneficiou 19 pacientes da cidade de Treze de Maio. O mutirão aconteceu por intermédio da Secretaria de Saúde, que disponibilizou um ônibus para o deslocamento dos pacientes e acompanhantes até a cidade de Braço do Norte, local das cirurgias. O prefeito Neném, esteve no local de partida do mutirão para desejar uma boa viagem e uma boa cirurgia a todos, entusiasmado, comentou sobre a ação.

“Nosso principal objetivo é diminuir as filas e saber que as pessoas estão realizando o procedimento e ficando bem, disponibilizamos um ônibus para garantir o conforto das famílias e o conforto para a pessoa que vai fazer o procedimento.  É o município de Treze de Maio garantindo este direito que é fundamental ao cidadão, o direito a saúde” disse o prefeito.

O Secretário de Saúde, Rafael de Borba Rocha, explica que o município de Treze de Maio mais uma vez avança na qualidade e agilidade dos atendimentos de saúde. “Queremos zerar a fila de espera para, pterígio e outros procedimentos em nosso município e esse mutirão tem justamente essa proposta, que é alcançar os pacientes com qualidade e agilidade”, destacou.

O que é o Pterígio?
O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”. É, normalmente, uma lesão que cresce de forma lenta ao longo da vida, mas pode parar em determinada altura — o que varia de caso para caso.

Em casos mais avançados de pterígio, ele pode crescer de maneira mais rápida ou pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão do portador.