Educação Sanitária Animal de volta nas escolas municipais

Na década de 80, devido ao alto índice de enfermidades nos rebanhos de Treze de Maio, foi lançado em 1984, um projeto considerado piloto em Santa Catarina, que foi chamado de Educação Sanitária Animal, que envolvia todas as faixas etárias, porém, com especial destaque para os alunos de 1° a 4° Séries da Rede Municipal de Ensino.

Em 1990, este projeto tornou-se obrigatório através da Lei Municipal n° 059/91, que inclui Educação Sanitária Animal no Currículo Escolar em toda rede municipal de ensino.

Em decorrência do sucesso que o projeto apresentou, em 1992 aconteceu a primeira divulgação a nível estadual através do programa Campo e Lavoura, e passou a ser exemplo para o nosso país, bem como para os países Latino-Americanos, sendo que Treze de Maio foi visitado por representantes da área sanitária de países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela e Cuba, bem como de outros estados brasileiros.

Com o crescimento do trabalho, o projeto ficou conhecido nacionalmente em 1995, através do programa televisivo Globo Rural, inclusive com repetição por considerá-lo como destaque.

Lamentavelmente, a partir de 1998, o Projeto foi rejeitado, impedindo que as informações básicas fossem levadas aos alunos de forma interdisciplinar.

Os reflexos dessa desistência já apareceram, pois a cada ano o criador de animais encontra-se desmotivado em razão da baixa produtividade, aumento do índice de doenças e mortes de animais, onde, pelas características fundiárias do município, essa atividade poderia perfeitamente ser mais uma alternativa de renda para a propriedade rural.

A RETOMADA DO PROJETO

Diante do exposto, a Cidasc em parceria com a Secretaria da Agricultura de Treze de Maio, desenvolveu um programa de controle às principais enfermidades pela importância que representa o trabalho educativo com os alunos. O médico veterinário da Cidasc Ademir Monteguti está empolgado com a retomada do projeto nas escolas, “acreditamos que através da conscientização poderemos reverter este quadro lastimável que se instalou”, analisa.

Tanto que o médico veterinário esta visitando todos os núcleos de ensino do município para esclarecer os alunos que já estão trabalhando saúde animal em seus conteúdos após reunião com todos os professores da rede municipal, “a receptividade dos alunos tem sido muito boa, eles participam e tiram suas dúvidas sobre o assunto”. Em seus esclarecimentos, Ademir comenta sobre as verminoses (ectoparasitose e endoparasitose), raiva e a Clostridiose (Carbúnculo, Gangrena Gasosa e Peste de Sangue), “os alunos já receberam as informações básicas de seus professores, e nosso trabalho fica em reforçar e tirar as dúvidas mais comuns dos alunos” explicou.

Outro assunto que despertou grande interesse foi a vacina e seu benefícios, “as crianças ficaram sabendo como devem orientar os pais quando estes forem comprar a vacina e principalmente a maneira correta de armazená-las em casa”, complementou Ademir.

A Secretaria Municipal de Educação também está empenhada no desenvolvimento dessas ações, pois a interação da criança com o meio em que ela vive é de suma importância, “só assim podemos levar o conhecimento às famílias do campo, amenizando assim o êxodo rural que está se instalando no município”, concluiu o secretário da educação Wilson Luiz Nandi.