Treze de Maio é escolhido para projeto piloto na AMUREL

Está sendo implantado em Santa Catarina o Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos (búfalos), ou seja, a colocação de brincos nos animais. Cada animal receberá dois brincos, um para cada orelha, contendo o mesmo número. Sendo exclusivo, seria algo que equivale ao nosso CPF.

Para o Médico Veterinário da Cidasc, Ademir Monteguti, o processo tem como objetivo assegurar, uma vez identificado os animais, sua origem, além de garantir ao produtor a posse do mesmo. "O projeto, uma vez implantado, oferecerá garantias sanitárias, permitindo o interesse dos mercados existentes e abrindo novos mercados internacionais em decorrência da soma da situação sanitária, ou seja, a certificação de animais livres de febre aftosa sem vacinação, e o rastreamento dos mesmos, concedendo ao nosso Estado a credibilidade necessária", explicou.

E neste dia 31 de março iniciou-se em 19 municípios do Estado o projeto piloto, sendo que na região da AMUREL, Treze de Maio foi o município escolhido devido à consideração do seu histórico positivo na parte sanitária animal. A finalidade é detectar possíveis entraves no sistema implantado, para que possam ser corrigidos antes do lançamento oficial do projeto, que acontecerá após a segunda quinzena de abril, com conclusão no dia 30 de junho.

"O Estado fornecerá os brincos gratuitamente, e emprestará os materiais necessários para a aplicação dos mesmos. A responsabilidade é do produtor em colocá-los, que também poderá optar pelo serviço do agente de identificação, cujas despesas serão de acerto do produtor com o agente", finalizou Ademir.