Escolha dos novos membros do CMDR

Estão acontecendo em Treze de Maio, uma série de reuniões organizadas pela Secretaria de Agricultura, EPAGRI e CIDASC em todas as comunidades do município para a escolha dos representantes para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

O Conselheiro é responsável para auxiliar nas tomadas de decisões da agricultura do município junto às suas instituições atuantes (EPAGRI, CIDASC e Secretaria da Agricultura), discutindo problemas e soluções para a agropecuária local, além de questões ambientais relativas. Também tem responsabilidade de determinar as condições de uso das estruturas obtidas com recursos do PRONAF Infra-Estrutura, dentre as quais se destaca a UNAF (Unidade de Agricultura Familiar), Unidade de hortaliças agroecológicas, silos, secadores, etc.

Aproveitando a realização dos encontros, estão sendo discutidos nas comunidades, outras questões de interesse comum, tais como os cuidados na prevenção de doenças de plantas através da conservação e bom manejo do solo, com ênfase no cultivo mínimo, onde é mexido o mínimo com a terra e o plantio direto, que acontece sobre a palha, sem preparo primário do solo. Prevenção de doenças animais através da vacinação e outras medidas preventivas. Novas normas para o uso das máquinas agrícolas através da necessidade de emissão prévia de Notas de Produtos Rural e também estão sendo tratados assuntos relacionados ao projeto Microbacias 2.

O Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura de Treze de Treze de Maio Geraldo B. Eller comenta que, “com essas reuniões, será possível manter a representação das comunidades no CMDR, prevenir perdas de animais e produção agrícola, que foi bastante freqüente no ano agrícola 2005/2006 e dar seqüência no trabalho do Projeto Microbacias”, informou.