Treze de Maio inicia campanha de alerta contra casos de raiva em animais
Com 38 casos de raiva registrados nos últimos 12 meses, o município de Treze de Maio reforça o alerta sobre a importância de vacinar os animais contra a doença.
Nesta terça-feira, dia 27, o prefeito de Treze de Maio, Neném Bardini, iniciou uma força-tarefa no município para incentivar os produtores a vacinarem seus rebanhos.
Em uma reunião com representantes das secretarias de Agricultura, Saúde e Cidasc, foi discutida a situação preocupante no município e a realização de uma campanha de prevenção. O padre Willian Fernandes de Jesus também participou da reunião e se comprometeu em divulgar sobre a ação nas igrejas das comunidades.
Conforme o médico veterinário do município, Robson José Cesconeto, para ajudar no controle da doença, o produtor deve vacinar seu rebanho contra a raiva e comunicar a secretaria da Agricultura sempre que seus animais ficarem doentes e apresentarem agressividade e dificuldade para caminhar e se alimentar. “Comunique os casos de mordedura por morcegos hematófagos, mesmo que os animais não estejam doentes e se souber de algum local que possa abrigar esses morcegos como cavernas, grutas e ocos de árvore, avise a secretaria”, orienta.
Ele complementa que não se deve tentar capturar ou manipular um morcego, pois pode estar doente. “Chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente e não coloque a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa, além de cães, gatos e animais silvestres, pois eles transmitem a doença pela mordida”, alerta.
Arquivos