Treze de Maio representado em vídeo e livro

Esta terça (16) foi especial para a história do município de Treze de Maio. É que foram lançados, simultaneamente, no centro de Convivência "Pedrinho Silvestro Marcon" a terceira edição do livro "Receitas de Família: Mandioca e Derivados", produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina -Epagri em parceria com secretaria municipal de Agricultura juntamente com as mulheres agricultoras do município, além do vídeo "Treze de Maio: Caminhos, Sabores e Fé" produzido pela gerência de Comunicação e Marketing da empresa.

Em seu pronunciamento, a extencionista social da Epagri, Jerusa Pereira Rodrigues ressaltou que esta obra se identifica com o potencial da mandioca e derivados na alimentação das famílias. "Muitas receitas foram resgatadas através dos concursos de culinária, o que proporcionou a valorização da gastronomia à base de mandioca e derivados, já esquecidos ou pouco consumidos e incentivou as várias formas de aproveitamento deste alimento numa dieta equilibrada e saudável", ressaltou.

 "Neste livro consta saberes e sabores culturais, sociais, históricos da família que foram repassadas pelas mulheres agricultoras. É um resgate cultural e um grande trabalho desenvolvido pela nossa equipe", afirma o gerente regional da Epagri, Gustavo Claudino.

Outro registro até então inédito em Treze de Maio foi a exibição do vídeo "Treze de Maio: Caminhos, Sabores e Fé", que resgata e preserva as culturas do município, sejam elas culturais, gastronômicas ou religiosas.

O gerente de Marketing e Comunicação da Epagri, e também trezemaiense, Renato Bez Fontana, falou um pouco sobre sua infância em Treze de Maio e se sentiu extremamente satisfeito com os resultados. "É um prazer voltar para esta terra que fez de mim quem eu sou, e por isso sou muito grato à ela, e por isso estes dois registros vem de encontro a esta preservação da memória desta cidade que ainda tem muito a oferecer, além disso, parabenizo a parceria entre Administração Municipal e Epagri, e que esta união sirva de exemplo que, quando as coisas andam juntas, todos ganham", comentou.

Ao final, Jerusa também agradeceu a todos os envolvidos nas obras audiovisuais e que isto sirva para divulgar Treze de Maio de maneira positiva, respeitando suas tradições rurais.