Treze de Maio adere à Rede Cegonha
A secretaria de Saúde de Treze de Maio já aderiu à Rede Cegonha, que visa implementar uma gama de cuidados para assegurar às mulheres o direito à atenção humanizada, desde a gravidez ao parto, garantindo o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudável tanto da mãe quanto do bebê.
E para conhecer como funciona esta rede, o grupo de gestantes de Treze de Maio esteve visitando o hospital Nossa Senhora da Conceição, que é referência para as gestantes atendidas no município. De acordo com a Coordenadora do Grupo, a Enfermeira Daniela Marcon Nandi, as equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e os Agentes Comunitários de Saúde acompanham as gestantes que já estão nos últimos meses de gestação para uma visita ao hospital de referência com objetivo de tornar o ambiente mais familiar para as gestantes no momento do parto.
A Auxiliar Administrativa e também digitadora dos dados Sabrina Nandi, o município de Treze de Maio já é referência na Amurel quando se trata do Rede Cegonha. "Já recebemos a visita de vários municípios para saber os passos que devem proceder para aderir ao programa. "A grande vantagem desta rede é a questão de logística dos dados, ou seja, quando a gestante dá entrada no hospital para o parto, toda a ficha de acompanhamento dela estará no sistema, como as consultas, pré-natais, entre outros exames, garantindo assim uma melhor assistência à futura mamãe e agilizando o atendimento", explicou.