Comunidade se reúne em busca de solução
A localidade de Morro das Pedras, em Treze de Maio, a exemplo de outras comunidades, também tem seu projeto para receber pavimentação no seu centro urbano, mas um empecilho está atrasando todas as negociações, o de trânsito de caminhões com excesso de peso permitido por lei, já que ali está instalada uma extração de caulim, matéria prima para a indústria cerâmica.
Para tentar resolver este problema, a comunidade solicitou uma reunião com a Administração Municipal e Polícia Militar, tanto que se reuniram nesta quinta (17), no Salão Paroquial local para que juntos pudessem propor uma solução.
De acordo com os técnicos da prefeitura e Polícia Militar, o problema é que o excesso de peso dos caminhões danifica a pavimentação, causando prejuízos aos cofres públicos e aos proprietários de veículos, já que as vias públicas ficam danificadas. "Além disso, há reclamações de tráfego de caminhões no período noturno, feriados e dias de chuva, perturbando o descanso dos moradores e também como uma tentativa de burlar a fiscalização", comentaram os técnicos.
O Sargento Nivaldo, da Polícia Militar também comentou que a própria polícia está alerta para estes casos, mas que também precisa da ajuda da população, que podem ligar e denunciar o trânsito de caminhões, além disso, também foi proposta uma mudança de rota, evitando aquele local. "Precisamos, além da fiscalização, ter um trabalho educacional e de controle de peso da carga que os motoristas transportam para que tenhamos mais durabilidade do asfalto, e até mesmo para a precaução de acidentes que possam ocorrer devido ao excesso de carga", explicou.