III Concurso de Culinária

Mandioca, esta era a matéria-prima do III Concurso de Culinária que aconteceu nesta terça (23) nas dependências do restaurante Du Nono, na comunidade de São Roque em Treze de Maio. Evento promovido pela Epagri e Projeto Microbacias 2, com o apoio da Prefeitura Municipal, e contou com 18 pratos, entre doces e salgados, sendo que os três primeiros de cada categoria foram premiados.

De acordo com a coordenadora do concurso, a extensionista da Epagri, Jerusa Rodrigues Pereira, o trabalho começou em maio de 2007 quando se formaram os grupos de mulheres agricultoras. Dentro da atividade de subsistência e auto abastecimento, os grupos identificaram o potencial da mandioca e derivados na alimentação das famílias. "Estamos procurando despertar a importância do resgate destas receitas, que eram preparadas pelas nossas mães e avós, e incentivar as várias formas de aproveitamento deste alimento na gastronomia. Com a realização dos 3 concursos de culinárias já temos 60 receitas registradas", comenta ela.

A extensionista é responsável pelo trabalho com vários grupos de mulheres agricultoras em diversas localidades do município de Treze de Maio e realiza com elas capacitações, oficinas, encontros, viagens técnicas, feiras, palestras, reuniões onde são abordados temas relacionados à segurança alimentar, meio ambiente, agroindústria familiar, agregação de valor e geração de renda.

Além do resgate das receitas preparadas, Jerusa ressalta que outro dos objetivos do Concurso de Culinária a valorização dos produtos da propriedade. "É necessário produzir e transformar os alimentos como a mandioca, hortaliças, frutas, milho, ovos, carne e outros com as mais variadas receitas, garantindo uma alimentação saudável para a família, gastando menos com mercado/padarias. E também agregar valor ao produto, possibilitando novas alternativas de renda familiar, gerando o desenvolvimento local e qualidade de vida no meio rural", completa Jerusa.

Classificadas categoria salgada:

1º lugar: Demir Souza Serafim, Linha Areão ( Torta Salgada de Aipim);

2º Lugar: Marlene Cardoso Lucas, Monte Alegre (Torta de mandioquinha com linguiça);

3º Lugar: Fátima Zôe Serafim, Linha Areão (Pizza de Aipim).

Classificadas categoria Doce:

1º Lugar: Janilda Teixeira Menegali, São João de Urussanga Baixa (Manjar Branco de mandioca);

2º Lugar: Nilcéia Ghizzo Nandi Della Bruna,  Morro das Pedras, (Sorvete de Aipim);

3º Lugar: Marilúcia Pignatel Rezin, Monte Alegre (Torta de Aipim).