Novos equipamentos para Saúde Animal

O município de Treze de Maio possui hoje um significativo número de produtores de bovinos espalhados em todo seu território. E para que este rebanho seja realmente mais uma opção de renda para o criador, são necessários uma série de cuidados. Cuidados estes que são prestados, na sua grande maioria, pela Secretaria de Agricultura Municipal de forma gratuita.

E para que estes exames e serviços sejam feitos de maneira segura, a Secretaria Municipal de Agricultura possibilitou que o Médico Veterinário Cristian Armendaris participasse de um treinamento que padroniza as ações do Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose a nível nacional na Universidade de Tuiuti, no estado do Paraná. Adquiriu também um kit para exames de tuberculose e brucelose, que contém um cutímetro, que serve para medir a pele do animal, duas seringas para aplicação de tuberculina, uma para a tuberculina aviária e outra para a tuberculina bovina, uma tosqueadeira e agulhas e frascos para coleta de sangue, investindo um valor superior a R$ 4.000,00.

O Médico Veterinário Criastin Armendaris comenta que estes equipamentos vão fazer um grande diferencial nos serviços prestados pela secretaria, "além de trazer benefícios para o controle de doenças, ainda vai melhorar a qualidade dos rebanhos do município, já que as doenças como Tuberculose e Brucelose vão ser diagnosticadas quase que imediatamente, evitando a difusão da doença, seja aos animais sadios ou ao próprio ser humano, pois tratam-se de zoonoses.", explicou.

Vencida estas etapas, foi encaminhado ao Ministério da Agricultura todos os documentos necessários buscando-se a habilitação do Médico Veterinário para o desenvolvimento das atividades.