Fisioterapeuta de Treze de Maio nas Olimpíadas Escolares

Muitas vezes não sabemos o que está acontecendo no esporte em nosso estado, que por sinal foi um dos grandes vencedores das Olimpíadas Escolares 2011 – 12 a 14 anos, realizada em João Pessoa (PB). No total, Santa Catarina ganhou 32 medalhas, 25 delas nas modalidades individuais, e sete troféus – distinção entregue somente aos esportes coletivos. Entre os 26 delegações participantes, Santa Catarina foi o que mais disputou finais, e quatro medalhas de prata foram garantidas pelas equipes catarinenses.

E pela terceira vez este ano, a fisioterapeuta da Unidade de Saúde Central de Treze de Maio, Carla Formentin foi chamada pela Fesporte para acompanhar a delegação de Santa Catarina na função de Fisioterapeuta, além de sua colega de profissão, Lisiane Freitas que trabalhou com acupuntura.

De acordo com Carla vários trabalhos foram feitos para que os atletas ficassem preparados para as competições. "Aconteceram desde entorses, estiramentos, distensões musculares, e outros males que afetam principalmente atletas que se esforçam muito, mas estivemos sempre ao lado deles para amenizar a situação, tanto que nosso Estado foi um dos que melhor se colocou no ranking, perdendo apenas para São Paulo no número de títulos, isso demonstra que o esporte catarinense está bastante desenvolvido", comentou.

Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte. O governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense as passagens aéreas, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como cereais e frutas, e água mineral e suco para a hidratação dos competidores.