Diabéticos recebem orientação quanto à manipulação de insulina
A Enfermeira do ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Centro de Treze de Maio, Micheli Novack Felisbino, em uma palestra nesta sexta (16), na Câmara Municipal, orientou os usuários de insulina fornecida pelo município, através do Programa Hiperdia, sobre seu uso correto.
Micheli comentou que foi buscar novas tecnologias em outros municípios para melhorar a qualidade de vida dos insulino dependentes de Treze de Maio. "Estávamos um pouco defasados nos materiais, já que existem no mercado novos modelos de seringas por exemplo, o que fiz foi então buscar estes materiais para que também fossem distribuídos pelo município. Além disso, também foi explicado sobre o tipo de seringa, transporte, armazenamento do medicamento e descarte do material após o uso".
A enfermeira também ressalta que o grupo do Hiperdia se reúne todos os meses, e frequentemente recebem palestras com diversos profissionais, como nutricionista, psicólogos, médicos, enfermeiros e farmacêuticos. "Ao ser detectado o diabetes, o paciente já é convidado a participar do grupo e quando o médico prescreve o uso de insulina, eles recebem toda a orientação sobre a aplicação, e embora a aplicação seja bastante simples, é necessária uma orientação detalhada para que a insulina seja usada de modo racional", concluiu.