1° Forum de Saúde Mental Intersetorial
Aconteceu nesta sexta (26), o 1° Fórum Municipal de Saúde Mental Intersetorial de Treze de Maio, na Câmara de Vereadores, onde o principal objetivo foi o levantamento das necessidades do município em relação à saúde mental e dependência química, esta também considerada uma doença crônica e envolve o álcool e as drogas em si.
Participaram do evento as pessoas ligadas à saúde no município, os usuários do programa de saúde mental e outros vários segmentos da sociedade, como associações e instituições.
De acordo com a Mobilizadora Municipal do Programa de Saúde Mental, a Psicóloga Edlaine Paseto Vitorassi, é extremamente importante a participação de toda a sociedade na discussão da saúde mental, pois as políticas que envolvem as pessoas com transtornos mentais e dependência química extrapolam o limite da saúde.
Edlaine também comentou que no Fórum foram recolhidas várias propostas que serão levadas para a Conferência Regional de Saúde Mental, que será realizado em Tubarão com todos os municípios da AMUREL. "O que houve foi uma troca de conhecimentos e informações para que possamos realmente definir quais as necessidades e qual é nossa realidade em se tratando de saúde mental e dependência química, para que assim possamos nortear metas para a melhoria necessária nesses setores", explicou.