Combate à violência sexual infantil
O dia 24 de setembro foi o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Para marcar a data, o Conselho Tutelar de Treze de Maio, com o apoio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), promoveram ações com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população para a proteção integral das crianças e adolescentes.
Também foram entregues cartazes e folders em várias instituições e órgãos alusivos a esse combate, material este fornecido pelo Fórum Catarinense pelo Fim Violência Infanto-Juvenil, que juntamente com o Ministério Público de Santa Catarina lançou a campanha "Crianças abusadas sexualmente não falam. Fale por elas!".
O Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes atua em ações especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a vítimas e suas famílias, haja vista a situação de ameaça ou violação de direitos, igualmente atua na prevenção primária.
O Serviço vem sendo feito pelo Conselho Tutelar do município e tem o propósito de levar a informação sobre a proteção integral dos direitos do público infanto-juvenil preconizada na Constituição e regulamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).