Agricultura orgânica mais forte

Nas décadas mais recentes tem ocorrido no mundo uma maior preocupação com o meio ambiente, sendo reforçado o entendimento dos conceitos da ecologia, especialmente no que se refere a agroecologia, que apresenta vários sistemas de produção, respeitando o equilíbrio ambiental e social.


Em Treze de Maio, desde 1998, produz-se hortaliças no sistema de agricultura orgânica. Neste sistema considera-se que um solo sadio e equilibrado desenvolve plantas nutricionalmente equilibradas, sadias e resistentes a efeitos do clima, doenças e pragas. O Engenheiro Agrônomo do município e técnico responsável pelo projeto Geraldo B. Eller, esclarece “neste tipo de atividade, permite-se o uso do calcário, esterco compostado, cinza, adubos de rochas moídas e uso de caldas e receitas naturais para o controle de pragas e doenças, buscando assim menores custos de produção, mas geralmente usa-se mais mão-se-obra”, esclarece.


No município, 9 famílias trabalham ou estão em fase inicial de implantação do sistema orgânico de produção. As hortaliças são processadas pela Unidade de Beneficiamento de hortaliças agroecológicas, sendo esta padronizada em instalações e equipamentos e construída com recursos públicos do município e do Pronaf. Os procedimentos para a certificação orgânica estão sendo tomadas, visando a garantia de qualidade e o desenvolvimento dessa atividade que tem sido uma boa opção para os produtores e consumidores.