Treze de Maio realizou a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizada no município de Treze de Maio nesta quinta (22) a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Na ocasião, estiveram presentes a Assessora Geral Adriane Bez Fontana Margotti, que também representou o prefeito em exercício Agnaldo Carara, o secretário de Saúde e Promoção Social, Gedson Gislon e a presidente do CMAS, Milena de Pieri Bez Fontana além do público em geral.

Com os objetivos de avaliar, analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS,  a conferência vai levar as propostas elencadas no município para a etapa estadual. A presidente do CMAS Milena de Pieri Bez Fontana, explicou que o evento busca melhorias na prestação da qualidade dos serviços ofertados. “A conferência é parte do processo de construção de políticas públicas de assistência social. Por esse motivo, diversos setores da sociedade civil, usuários, profissionais da área e entidades se reúnem visando a consolidação dessas políticas”, explicou.

Adriane, na sua fala afirmou que a conferência colabora com o processo de desenvolvimento social do município. “Um evento como esse traz dignidade e sabedoria ao trabalho da Assistência Social, pois reafirma o comprometimento de cada profissional envolvido em manter um serviço eficaz e de qualidade, proporcionando a população uma oportunidade de avaliar os serviços oferecidos e indicar prioridades de atuação ao órgão municipal de desenvolvimento social”, enfatizou.

Os eixos temáticos deste ano foram: Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.