Hemosc faz coleta de sangue em Treze de Maio
O Hemosc de Criciúma esteve nesta quinta (14) na Unidade de Saúde Central de Treze de Maio, durante todo o dia para sua tradicional campanha de coleta de sangue. A campanha foi realizada através de uma parceria entre sacretaria de Saúde e Laboratório Laborvida.
A responsável pelo serviço de captação do Hemocentro, Maria Regina Boteon Buttner, explica que neste ano, o Hemosc está fazendo várias coletas itinerantes, ou seja, indo até o doador, que além de buscar novas pessoas interessadas em doar sangue quanto para manter os doadores já existentes fiéis à causa. “Estas doações irão contribuir para equilibrar os estoques em nossos bancos de sangue, já que atendemos cerca de 28 hospitais em toda a região”, esclareceu.
Maria Regina também explicou que o Hemosc vai além desta ação. “Também temos outros projetos, como o empresa solidária, onde vamos até a empresa esclarecer as vantagens de ser um doador, e também o Projeto Escola, que tem como objetivo incentivar a formação de futuros doadores. Lembrando que todos estes serviços são gratuitos, basta entrar em contato com o Hemosc”, lembrou.
O prefeito Clesio Bardini de Biasi foi um dos primeiros da fila para doação. “Já doou sangue há mais de 10 anos, e me sinto muito bem fazendo isso, já que outras vidas podem ser salvas com este simples gesto”, comentou.
Um pouco nervoso por ser sua primeira vez, o secretário de saúde, Gedson Gislon, também se sentiu alegre em poder contribuir. “Esta parceria com o município, no que depender da secretaria de Saúde, ainda vai acontecer muitas vezes, por isso agradeço ao Hemocentro de Criciúma pela atenção dada ao nosso município”, enfatizou.
A equipe do Hemosc também agradece à secretaria de Saúde por ser prontamente atendida, bem como à equipe de enfermagem e funcionários da Unidade de Saúde Central por toda a ajuda e suporte necessário para esta campanha.