Mulheres agricultoras de Treze de Maio aprendem técnicas de congelamento

Várias mulheres agricultoras de Treze de Maio tiveram a oportunidade de aprender várias técnicas de confecção e congelamento de massas no curso de Fabricação Artesanal de Massas para Congelamento, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através da Epagri de Treze de Maio e em parceria com a secretaria de municipal de Agricultura. A formação teve como principal objetivo o aproveitamento dos ingredientes produzidos na propriedade do agricultor para ampliar e incrementar a renda familiar através de receitas simples, mas com aquele sabor característico do campo.

O curso teve duração de dois dias e foi ministrado pelas instrutoras que prestam serviço ao SENAR, Maria Ivone Ortolon e Izolete Abou Haten. "As receitas são feitas com ingredientes que existem na maioria das casas, o que queremos ensinar é agrega valor a eles, manipulando-os e oferecendo em forma de produtos prontos, como o rondeli de abóbora, lasanha de brócolis, e vários outros produtos que além de gostosos, são saudáveis, pois sabemos de procedem", destacou Maria Ivone. Izolete também destaca que o curso é um desafio, mas é gratificante pelo interesse demonstrado pelas participantes. 

Além das receitas, as integrantes do grupo também tiveram noções de higiene na manipulação de alimentos, segurança e saúde no trabalho, utilização de utensílios e equipamentos, a importância da higiene na manipulação de alimentos, entre outras normas. Também é explicada a importância da fabricação artesanal de massas para a renda familiar, técnicas de processamento e ingredientes básicos, de acondicionamento e validade dos produtos, congelamento e descongelamento.

A Extencionista Social da Epagri, Jerusa Pereira Rodrigues aproveitou a ocasião para agradecer ao empenho das instrutoras, já que esta é mais uma oportunidade para quem deseja ampliar a renda familiar conciliada à vida no campo. "É importante frisar que todas as propriedades rurais em Treze de Maio têm sua potencialidade, nosso trabalho é descobrir quais são e como trabalhar com elas", destacou.