Violência é tema de capacitação
A violência contra uma pessoa pode ter vários níveis, desde o mais grotesco, que é as vias de fato até as "piadinhas" aparentemente inocentes. Pois para definir e nortear o que realmente é violência, a Psicóloga Maíra Marches Gomes, que atua na polícia civil, esteve em Treze de Maio nesta segunda (22) onde durante todo o dia discutiu o assunto.
Na parte da manhã o público foi todos os profissionais da saúde do município, onde a psicóloga ensinou como identificar possíveis sinais de agressão dos pacientes que forem procurar as Unidades de Saúde para algum tipo de exame, bem como abordar e conduzir a situação de forma ética.
Para a enfermeira do município, Daniela Marcon Nandi, este tipo de capacitação é muito válido por tratar de um assunto bem delicado. "Muitas vezes ficamos sem saber até onde podemos ir, como perguntar e até mesmo o que fazer numa situação como esta, por isso esta capacitação veio nortear nossas ações caso venha a aparecer em nossa Unidade de Saúde", comentou.
Na parte da tarde, a capacitação foi direcionada às profissionais da secretaria de Educação, CMDCA, Conselho Tutelar e policias Civil e Militar, que muitas vezes também tem que lidar com casos de violência.