Treze de Maio presente no lançamento do Guia do patrimônio cultural

O patrimônio cultural arquitetônico da região sul de Santa Catarina é bastante particular, e para organizar estas edificações, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) os reuniu em um Guia do Patrimônio Cultural do Sul de Santa Catarina, que mostra que, muitas destas propriedades ainda têm suas atividades rotineiras do homem do campo, do pequeno comerciante, do operário. Assim, são as casas, os ranchos, o engenho e a paisagem, junto com os costumes dos imigrantes que fazem parte da construção cultural da região.

Na ocasião do lançamento no museu ao ar livre em Orlenas nesta segunda (14), a Arquiteta e Urbanista do IPHAN, Virgínia Gomes de Luca esplicou que o guia ainda não está na sua forma definitiva "Pelo contrário, vamos retomar contato com as prefeituras envolvidas neste processo para quem sabe enriquecermos ainda mais este material de divulgação", explicou.

O Assessor de Imprensa da prefeitura de Treze de Maio, Jaison Bez Fontana, esteve representando o município na ocasião onde trouxe vários exemplares para serem distribuídos à população. "Felizmente as pessoas estão percebendo a importância na preservação dos patrimônios culturais, e em Treze de Maio temos belos exemplares de uma arquitetura única dos imigrantes italianos, como é o caso das casas antigas em Rio Vargedo, onde se encontram a maioria das edificações e outra em Santa Cruz, que além da beleza ainda conta um pouco da nossa história", comentou.