Mulheres de Treze de Maio aprendem a arte do tear

A Epagri de Treze de Maio está levando para várias representantes de grupos sociais a oportunidade de aprender a milenar arte de tecer fios no tear. Promovida pela Epagri em parceiria com a Prefeitura Municipal, Promoção Social, CRAS e a Secretária de Agricultura e Obras. A oficina de tear será dividida em 3 etapas, sendo que a 1ª ocorreu dias 24 e 25 de março Centro de Convivência "Pedrinho Silvestro Marcon"..

A instrutora da oficina é a extensionista da Epagri do município de  
Turvo Nelice Neide Nemirski Rosso, segundo ela, as possibilidades do tear são infinitas e, após o aprendizado dos pontos básicos, as combinações de cores, pontos e formas rendem as mais belas peças e combinações.

Para a extensionista da Epagri Jerusa Rodrigues Pereira, serão capacitadas nesse momento as instrutoras da promoção social, CRAS e algumas agricultoras, mas o objetivo é que esse grupo difunda a técnica para os vários grupos de mulheres do município. Esta ação além de incentivar novas técnicas de artesanato e proporcionar novas alternativas de renda com a agregação de valor dos produtos confeccionados, também é importante porque trata da questão ambiental, pois utiliza em algumas peças as sobras de tecidos das facções do município.

A primeira-dama Jadna Jacinto de Biasi está participando das oficinas e apoiando o aprendizado desta técnica. "Em Treze de Maio peças feitas de tear são uma novidade, pois pode-se fazer desde um cachecol até os tradicionais tapetes e, além de ser uma alternativa profissionalizante, a tecelagem é terapêutica, ajudando na organização do trabalho e na concentração do artesão", enfatizou.

Jerusa também aproveita a oportunidade para agradecer a ASVEST e aos faccionistas que cederam as sobras de material para este evento.