Combate ao borrachudo
A Prefeitura de Treze de Maio, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, lançou nesta quinta (21), o programa de Controle e Combate ao Borrachudo, que abrangerá todas as comunidades onde existam rios, cachoeiras e açudes. A campanha está organizada para acontecer em várias etapas.
Os borrachudos tem sido um grande incômodo nos últimos tempos, devidos aos danos provocados por suas picadas. De acordo com o Engenheiro Agrônomo municipal, Geraldo B. Eller, "As condições climáticas e a velocidade da água dos rios, como a turbulência nos criadouros, sua temperatura, o teor de oxigênio dissolvido e a quantidade de compostos orgânicos influencia diretamente na proliferação destes insetos, sendo que o depósito de materiais nas margens também ajuda para que eles se desenvolvam", explicou.
Geraldo também explica que o programa de combate ao borrachudo dependerá da aprovação do projeto junto à SDR para a obtenção de B.T.I. (Bacilo Thuringiensis variedade israelensis) que atua somente nas larvas presentes os rios, intoxicando-as e levando-as a morte, mas se este não for aprovado, acontecerão ações educativas para que, ao menos, se possa diminuir a incidência dos mosquitos.
O programa é constante e tem um período 02 anos, mas também é necessário a participação dos produtores rurais e moradores dos meios urbano e rural no combate do borrachudo, como por exemplo a limpeza dos rios e açudes.
Palestras de orientação de como prevenir também estarão sendo ministradas nas comunidades e escolas de todo o município.