Agentes de Saúde se formam
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), realizou nesta quinta (16), na Unisul, a formatura de Agentes Comunitários de Saúde de sete municípios da região (Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Tubarão), sendo que várias autoridades prestigiaram o evento. Destes formandos, 17 eram de Treze de Maio e irão trabalhar nos três E.S.F. do município.
O principal papel dos Agentes é o de percorrem as residências das comunidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através dessas visitas, os Agentes Comunitários de Saúde também podem avaliar as condições de higiene das casas e detectar problemas relacionados à saúde. Eles são os principais pontos de ligação entre a comunidade e a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Treze de Maio, Lucinei de Pieri, o curso de formação dos Agentes Comunitários de Saúde teve uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação foi feita pelas enfermeiras de seus respectivos E.S.F's. "A formação dos Agentes Comunitários de Saúde está diretamente relacionada a qualidade do atendimento dedicado na área da saúde, já que quanto mais preparados os profissionais estiverem, melhor vai ser a qualidade dos serviços prestados à comunidade", enfatizou.