Educação de qualidade

A educação em Treze de Maio é uma das prioridades da atual administração. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Senhorsinho José Torres, a Administração Municipal conta com 10 ônibus, sendo 03 novos, para o transporte de alunos, e mais 03 tercearizados, para poder suprir a demanda de estudantes. Lembrando também que o transporte escolar é gratuito para universitários e estudantes dos cursos técnicos para os municípios de Capivari, Tubarão e Santa Rosa do Sul (Escola Técnica Agrícola), além de passes para quem estuda nas universidades e cursos técnicos no período diurno. "Além disso, o município tem buscado recursos, a níveis Estadual e Federal, para fazermos uma educação de qualidade", explicou.

O secretário também comenta o cuidado com o pré-escolar, porta de entrada pra o Ensino Fundamental. "Temos 146 alunos matriculados em 08 centros de educação infantil, é um número significativo de alunos que merecem toda a nossa atenção", e complementa, "já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a municipalidade disponibiliza professores efetivos de 20 horas semanais exclusivos para as atividades do EJA, além de uma coordenadora para toda a parte burocrática", afirmou.

Já o quadro de docentes, Senhorsinho comenta que estes são designados a partir das necessidades de cada clientela. "Somente os professores de Educação Física são Admitidos em Caráter Temporário (ACT), os demais, na sua totalidade, são efetivos na Secretaria Municipal de Educação, e não num determinado Núcleo ou Centro de Educação Infantil, até mesmo as serventes/merendeiras estão neste quadro. Já as escolas, estas estão em constante manutenção, um exemplo é o Núcleo Jácomo Bez Fontana, de São Gabriel, que está sendo reformado inteiramente, além de ainda estar sendo ampliada", explicou.

Além disso, a centralização foi justamente para proporcionar aos alunos outros meios de aprendizagem, como o acesso à informática e outros meios de interação, como é o caso do Núcleo de Rio Vargedo que veio para o Centro, todos os alunos são deslocados em ônibus exclusivo ao centro, pois no CEM o laboratório de informática está a disposição de todos os professores, bem como o Telecentro Comunitário, que dá acesso à informática não só para os alunos, mas para toda a sociedade.

Soma-se a isso os Kits escolares com materiais básicos para aprendizagem, mais a pasta, estojo e todo o uniforme para os alunos da rede municipal de ensino, a Bolsa de Estudos, que contempla 51 universitários, ou seja, 63% do total, sendo que no 2º semestre, haverá novas inscrições e a comissão fará uma nova seleção, faz-se perceber que a educação está em constante aperfeiçoamento no município.