Festa de Nossa Senhora Aparecida

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida não se importaram do mau tempo neste dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, e compareceram em massa numa das maiores imagens da santa do Brasil, localizada na comunidade de São João de Urussanga Baixa, no município de Treze de Maio.

Uma grande multidão de romeiros foi rezar e pagar suas promessas, pessoas estas, vindas dos municípios vizinhos e de toda a região, como Tubarão, Criciúma, Morro da Fumaça, entre outros. A senhora Francisca Pereira de Souza veio de Criciúma, curiosa pela imagem, "não a conhecia, somente ouvia falar nela, mas assim, de perto, é muito grande, além de linda, agora sei onde virei passar os outros anos nesta data tão importante para nós cristãos", confessou a devota, admirada com os 13 metros da imagem.

A imagem era somente uma gruta dedicada a Nossa Senhora Aparecida no topo da colina, feita em 1969 pela família Niero, em homenagem a Maria Cechinel Niero, que veio a falecer e era devota da Santa, que tinha um sonho de construir no terreno da família uma gruta de oração. No mesmo ano, a família de Maria, liderada pelo seu esposo Elias Niero, reuniu os netos e filhos e construíram uma pequena gruta no local onde fica hoje a imagem.

Assim começou uma tradição, onde desde a década de 70, centenas de fiéis freqüentam o local para fazerem suas orações, principalmente nos dias santos.

Por este motivo, a comunidade se uniu para construir a imagem com 13 metros de altura, do chão até a sua coroa, sendo que várias pessoas fizeram contribuições espontâneas, doações e um bingo para conseguir concretizar a obra, que ficou pronta em 9 meses, e foi feita pelo escultor Paulo Afonso, de Pindotiba. A festa de inauguração foi realizada no dia 12/10/1999.

O CAEP da comunidade também está de parabéns, mesmo com as dificuldades promovidas pela chuva, recepcionaram muitíssimo bem os viajantes. A cada ano que passa mais e mais pessoas vem visitar o local que já está se tornando um dos mais importantes pontos turísticos da região.