Sexta movimentada para a secretaria da saúde
Esta sexta (18), foi um dia movimentado para a Secretaria de Saúde de Treze de Maio. Já na parte da manhã, a Coordenadora do Programa de Saúde Mental e Dependência Química do município, Gisely Freccia e a Assistente Social Ana Nery Soares Magagnin estavam no centro da cidade durante todo o dia, informando e esclarecendo à população em geral que aquele era o Dia Nacional de Luta Anti-Manicomial. O principal objetivo do programa é promover a reincersão social de portadores de transtorno mental e dependência química, visando a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania. "O dia 18 de maio foi o dia escolhido, já há 20 anos atrás, pelo fato de ser a data em que se iniciou a reforma psiquiátrica, esta reforma prevê a diminuição de leitos psiquiátricos e luta por uma reincersão mais digna do indivíduo na sociedade, além de um tratamento mais humanizado ao paciente, e não simplesmente amontoar as pessoas em hospitais como vinha sendo feito à muito tempo atrás, já que o indivíduo se recupera muito melhor se não for tirado de seu grupo social", esclareceu Gisely.
Na parte da tarde, aconteceu a reunião mensal do PSF (Programa de Saúde da Família) que entre muitos assuntos de interesse da população deu prioridade às metas que as Agentes de Saúde devem atingir. Esta meta ficou em atender 95% do total de famílias da área de atuação da Agente, ou seja, se você não tem recebido a visita da Agente de Saúde em sua residência, comunique a Secretaria da Saúde pelo telefone 3625-0103 para que sejam tomadas as devidas providências, pois todos os munícipes têm direito aos serviços prestados pela Secretaria de Saúde.
Outro assunto debatido e que no inverno é quase que esquecido pela população e pela mídia é a do combate à Dengue, tanto que as Agentes de Saúde vão receber um treinamento neste dia 14 de junho com o objetivo de informar a população sobre o assunto e esta também colabore para que a doença não entre no município, pois já temos casos em municípios vizinhos, como Criciúma, onde já foram descobertos focos do mosquito.
A Prefeitura também contratou nesse mês uma Fisioterapeuta para atuar 40 horas semanais, mas os pacientes que precisarem deste tipo de tratamento devem antes passar na Secretaria de Saúde para agendamento, mesmo que o encaminhamento seja dos médicos dos PSF's. "Um profissional em fisioterapia no nosso quadro de funcionários vem suprir uma necessidade no atendimento da Secretaria da Saúde que agora pode atender ainda melhor o cidadão que precisar este tipo de tratamento", enfatizou o Secretário da Saúde do município Lucinei de Pieri.