3ª Roda de Saberes e Sabores das famílias agricultoras de Treze de Maio

As sementes tradicionais são a base da soberania alimentar, da diversidade da vida e da identidade cultural e gastronômica local. Por sua importância na agricultura familiar, a Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultora de Treze de Maio promoveram a Roda de Saberes e Sabores de Família que aconteceu no Restaurante Colonial Du Nono, na comunidade São Roque.

Este evento está na 3ª edição e abrange a Feira e Troca de sementes e a Mostra Culinária a base de grãos variados, reunindo as famílias agricultoras para compartilhar sementes, experiências, receitas, informações e confraternizar um café colonial com pratos preparados pelas agricultoras. Na Roda compareceram 31 agricultores, muitos apresentaram a sua semente, sua história e a importância para sua família, assim também na Mostra Culinária onde cada agricultura apresentou seu prato.

Os agricultores são os grandes guardiões das sementes tradicionais, passadas de mãos em mãos por gerações. Estas sementes trazem histórias da comunidade, da família e da pessoa que a produziu, por isso, é importante que cada um conheça e troque as sementes nas suas comunidades para que esta diversidade não se perca, comentam a Eng. Agrônoma, Danieli Zeterell, Jerusa Rodrigues, extensionistas da Epagri e Geraldo Eller agrônomo da Secretaria de Agricultura.