Café Colonial
Quitutes que lembram os sabores e saberes do campo enfeitaram as mesas, encheram os olhos e fizeram os participantes esquecerem a dieta e se concentrar apenas no prazer dos pratos apresentados no 1° Café Colonial a base de mandioca e derivados, organizado pelo Grupo de Mulheres Agricultoras de Treze de Maio e que aconteceu neste sábado (16) no Farol Shopping em Tubarão, em anexo à feira da agricultura familiar.
Segundo a extensionista social da Epagri, Jerusa Rodrigues Pereira, o café colonial é conseqüência do trabalho de resgate e valorização da gastronomia com mandioca e derivados iniciado em 2007 pela Epagri com apoio da Prefeitura Municipal. "Depois do sucesso dos quatro concursos de culinária com mandioca e derivados e a publicação de dois livros de receitas, as agricultoras decidiram que era hora de realizar este café", revelou a extensionista.
O evento reuniu cerca de 204 pessoas e foi promovido pela Epagri, com apoio da Prefeitura Municipal de Treze de Maio, entidades públicas e privadas como o Banco do Brasil e Cerealista Sartor.
As agricultoras Zuleide de faveri Matiola, Marlene Cardoso Lucas, Maria Gislon Pacheco, Isabel dos Passos Morona, Lucyvani dos Passos Silveira e Pedra Goulart da Silva Bittencourt, bem como seus filhos e maridos agradecem a todos pelo sucesso deste Café Colonial.