Arca das Letras
As comunidades de São Roque e São Sebastião foram beneficiadas nesta quinta (02), com o Projeto Arca das Letras, que é um acervo com 200 livros, que inclui materiais didáticos, infantis, literatura, técnico e uma gibiteca. Todo material está sendo disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O Projeto Arca das Letras é uma parceria entre prefeitura de Treze de Maio, EPAGRI, MDA, Cresol, Plantar, Agrotreze e Banco do Brasil. Nessas arcas estão os livros que servirão a todas as comunidades no entorno das casas que receberam o material. Em São Roque uma delas está disponível no Restaurante "Du Nono" e a outra em São Sebastião, na casa de Olírio Viel.
A conquista do Projeto se deu através de uma oportunidade visualizada pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para beneficiar as comunidades, e segundo a Extencionista da EPAGRI de Treze de Maio, Jerusa Rodrigues Pereira, é mais uma oportunidade em levar o conhecimento ao meio rural, democratizando a leitura.
O principal objetivo do Projeto é o de promover o acesso à leitura entre as famílias de agricultores do município, tanto que há obras diversificadas e direcionadas a leitores de todas as idades.
Assim como as demais bibliotecas, A Arca das Letras possui agentes de leitura que foram treinados na questão de organização, conservação, catalogação e empréstimo dos livros. Os agentes fazem seu trabalho voluntariamente e também incentivam a leitura em suas comunidades
Os interessados em promover mais doações de livros devem entrar em contato com a EPAGRI de Treze de Maio através do telefone (48) 3625-0249.