Treze de Maio lança o programa Família Acolhedora
O Programa Família Acolhedora é executado pelo Departamento de Promoção Social de Treze de Maio, busca a inserção de famílias interessadas em oferecer o acolhimento temporário a crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco na família de origem ou que estejam com os direitos violados.
O Programa lançado em outubro, prevê a garantia dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) onde determina que a criança ou o adolescente, desprovidos de proteção familiar, sejam acolhidos temporariamente em uma família substituta até que a situação seja resolvida e possam retornar à família biológica ou, para os casos em que a família de origem não ofereça segurança à integridade da criança, ser encaminhada para adoção.
Para promover a capacitação das famílias para a realidade da criança ou do adolescente, vítima de negligência, maus-tratos, abuso ou violência, a equipe de profissionais do Família Acolhedora apresentou o funcionamento do projeto por meio de palestras as famílias cadastradas, que aconteceu em três encontros.
A Equipe Técnica reforça a importância da inserção de novas famílias. "Toda criança tem o direito à convivência familiar, pois ela é a base para a construção de uma vida saudável. Por isso, esperamos que as famílias do município sintam-se sensibilizadas com a situação dessas crianças e adolescentes que necessitam do cuidado e da proteção familiar", finaliza.
Para se tornar uma família acolhedora, o primeiro passo é se inscrever, entre os requisitos necessários, é importante que a família tenha plena consciência que o acolhimento é temporário. "Durante o período em que a criança ou adolescente estiver sob a responsabilidade da família acolhedora, a equipe de profissionais realiza simultaneamente um trabalho com a família de origem no sentido da reorganização para que reassuma seus filhos. A inscrição é feita no Departamento de Promoção Social. Informações pelo telefone 3625-0079.