Professores se esclarecem sobre o bullying

Uma nova palavra está presente no ambiente escolar, "bullying", que nada mais é do que uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

E para que esta agressão seja repreendida no meio escolar, vinte professores da rede municipal de ensino de Treze de Maio participaram nesta sexta (14) do Programa de Combate ao Bullying Escolar e Educação para Cultura da Paz, em Morro da Fumaça. O principal objetivo do encontro foi o de esclarecer e refletir sobre as maneiras de prevenir a violência nas escolas.

E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola é um espaço que reúne um grande número de pessoas, e isso pode acontecer até de maneira camuflada, como nas brincadeiras, mas ao perceber o bullying, o professor deve orientar os alunos para que estas atitudes não aconteçam, visto que para viver em sociedade é necessário respeitar uns aos outros, respeitar as regras. A escola precisa da parceria dos pais, do empenho da família, para que nossas crianças possam estudar e viver em harmonia, evitando futuros traumas", esclarece a secretária municipal de educação, Gabriella Craveiro.