Orientação e prevenção no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Profissionais que atuam na área de Saúde em Treze de Maio participaram nesta segunda (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão, de um grande encontro com os usuários do programa Hiperdia para promover a prevenção da doença no município.

Na ocasião, estiveram participando mais de 150 pessoas, entre profissionais da saúde e de membros da sociedade. Conforme a Coordenadora do Programa Hiperdia, a enfermeira Juliana Boneti de Carvalho, o encontro buscou orientar para a prevenção assim como promover uma melhor qualidade de vida aos hipertensos.

Houve palestras com a nutricionista do município, Vanesa Della Vêdova, que abordou o papel da nutrição na prevenção da Hipertensão Arterial. Em seguida, a enfermeira Juliana também esclareceu sobre as atividades físicas e sua importância no combate à Hipertensão.

A doença atinge atualmente 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A Hipertensão Arterial também é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Modificar os hábitos de vida e adotar um cardápio saudável e atividades físicas são as principais recomendações para melhorar a qualidade de vida e, com isso, diminuir os riscos e controlar essa doença.