Treze de Maio tem sua 4º conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente.
Treze de Maio teve uma grande responsabilidade para com a criança e adolescente nesta terça (09). É que aconteceu a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) na Câmara Municipal.
A missão dos participantes foi de elaborar, de forma integrada, propostas de diretrizes nacionais de Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverão, posteriormente, nortear a elaboração de uma plano decenal para uma política de atendimento a estes direitos.
O tema principal do encontro foi "Construindo as diretrizes para a política e o Plano Decenal", que se baseou nos seguintes eixos temáticos: Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade, Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos da criança e adolescentes, Fortalecimento do sistema de garantias de direito, Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção de cidadania e Gestão de Política, ministradas pelo palestrante Osmar Dettmer.
Para a presidente do CMDCA, Edilaine Paseto Vitorassi, esta conferência vem de encontro com uma necessidade. "É através das aprovações aqui feitas é que haverá uma efetivação dos direitos da criança e do adolescente, que irá de encontro com a nossa realidade enquanto município. Após este trabalho, as propostas irão ser discutidas a nível regional, estadual para em seguida, no final deste ano, serem discutidas em Brasília, numa grande conferência Nacional", explicou.