Podutos alternativos da mandioca e geração de renda reunem técnicos e agricultores
Diversificar os hábitos de consumo da mandioca com produtos alternativos, esse foi o principal objetivo do curso que aconteceu neste dia 02 de abril, onde se reuniram 28 pessoas entre, agricultores e técnicos do município e região, nas instalações da Unidade da Agricultura Familiar de Treze de Maio (UNAF), para participarem da palestra "Usos múltiplos da mandioca e inserção dos agricultores familiares no mercado" e das demonstrações práticas do preparo de produtos alternativos de mandioca na culinária, ministrados pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Joselito da Silva Motta.
"A capacitação também aconteceu nos municípios de Tubarão, Laguna e Araranguá, a iniciativa faz parte dos esforços da Epagri para trabalhar a cadeia produtiva da mandioca", informou o pesquisador da Epagri e articulador da UGT -8, Enilto de Oliveira Neubert.
Segundo Jerusa Rodrigues Pereira, extensionista da Epagri, a capacitação proporcionou ao grupo a troca de experiências. "Estes contatos entre as regiões, e principalmente a certeza que a mandioca e derivados é uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar, agrega valor ao produto, resgata e valoriza a identidade do meio rural", comentou.
A agricultora Zuleide Matiola, produtora de panificados e componente do Grupo de Renda do município achou as informações muito importantes, assim como as receitas aprendidas. "Achei muito interessante, a pizzaoca sem glúten e as tapiocas coloridas, feitas com a polpa/suco de frutas e hortaliças, são gostosas e muito saudáveis", elogiou.