I Jornada da Agricultura Familiar
A Secretaria Municipal de Agricultura de Treze de Maio, em parceria com a EPAGRI e CIDASC promoveu, nos dias 14, 15 e 16 de agosto a 1ª Jornada da Agricultura Familiar, onde foram trabalhados diversos temas ligados à agricultura do município e região, reunindo mais de 200 pessoas durante todo o evento.
Na terça (14) aconteceu durante todo o dia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a IX Emproleite, que é um encontro microregional, na ocasião foram tratados temas como "Situação Econômica da Atividade Leiteira", ministrada pelo Economista Adílso Dalpont, da Epagri, "Qualidade do Leite" com o Médico Veterinário José Alves, da CIDASC, "Homeopatia para Bovinos" e "Cooperativismo", esta última com a palestra com o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI Frederico Büchele.
Na quarta (15), a mandioca e seus derivados ganhou espaço no I Encontro de Produtores de Mandioca e I Concurso Culinário a Base de Mandioca e Derivados no Salão Paroquial da Matriz São José, onde foram tratados a "Situação e Perspectivas da Produção de Mandioca e Derivados, com o Engenheiro Agrônomo Enilto Neubert, da EPAGRI de Urussanga, além das "Formas de Organização da Produção de Mandioca", ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Florianópolis. Ao final do dia foi servido um café de confraternização com os pratos à base de mandioca que foram elaborados no concurso de culinária "Receitas de Família".
Na quinta (16) a Jornada terminou com o I Fórum de Agroecologia na UNAF (Unidade de Agricultura Familiar), foram debatidos a "Situação e Perspectivas da Agroecologia em Treze de Maio e Região", que teve como palestrante a Engenheira Agrônoma Juliana K. Duarte Lunardi, da EPAGRI de Tubarão, além de "Metas e Futuro Agroecológico para Treze de Maio".