Agropecuária mais forte

Informar e incentivar a agropecuária de Treze de Maio. Esses foram alguns motivos que levaram representantes da Cidasc, lideranças da comunidade, avicultores, suinocultores e membros da COMUSA (Comissão Municipal de Saúde Agropecuária) a se encontrarem nesta terça (24) na UNAF (Unidade de Saúde Familiar).

O médico veterinário da Cidasc Ademir Monteguti iniciou a reunião discorrendo sobre a situação sanitária no Estado perante os Organismos Internacionais, e lembrou, "estamos aguardando agora no mês de maio o reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação".

Outro ponto importante do encontro foi o lançamento da terceira etapa do Programa de Controle das Parasitoses, Clostridioses e da Raiva nos animais herbívoros, onde se discutiu a necessidade de uma maior divulgação junto aos criadores, além de lembrar o que já se fez anteriormente. Lembrou ainda do cadastramento de animais e da necessidade de mantê-lo sempre atualizado por GTA (Guia de Trânsito Animal) e nascimentos.

Na ocasião, também foram definidos os nomes de Valmor Viel Filho e Rogério Sorato como representantes da COMISA (Comissão Micro-Regional de Saúde Agropecuária) do município.

Ademir também esclareceu sobre as ações da Vigilância Primária, pautada na fiscalização com barreiras móveis no município e como agem nestes casos, por isso, os cidadãos trezemaienses não devem estranhar as barreiras no município, já que as barreiras somente estarão seguindo a lei para este tipo de programa preventivo.