Treze de Maio já demarcou suas árvores matrizes
Nesta terça e quarta (07 e 08), os alunos dos núcleos de educação municipal de Treze de Maio foram demarcar, com a ajuda de um GPS, goiabeiras nas localidades de São Gabriel, Rio Vargedo, Boa Vista Central, São Roque e no Horto Municipal para o mapeamento das árvores matrizes do projeto Verde é Vida, em parceria com a Afubra.
“Por sorteio, Treze de Maio foi contemplado com a goiabeira como árvore matriz para a retirada de sementes, assim, as escolas começam a adquirir pontos para os eventos patrocinados pelo projeto Verde é Vida”, explicou o Secretário da Educação municipal Wilson Luiz Nandi, que complementa, “o objetivo do programa é identificar árvores matrizes por todo o município, servindo de referência na preservação da mata nativa. No total, demarcamos 10 árvores em todo o município que vão servir para a coleta de sementes”, concluiu.
Na ocasião, o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura e Coordenador Municipal do Projeto Verde é Vida Geraldo B. Eller, que pessoalmente escolheu as melhores árvores matrizes no município, ressaltou a importância da preservação da mata e das espécies vegetais, e também explicou o cuidado com as árvores matrizes, “estas árvores vão ser de grande valia, afinal, daqui vão sair sementes para todo o Brasil”, explicou.
A Diretora do Núcleo Jácomo Bez Fontana, de São Gabriel, Édia Morona Burato também foi uma grande incentivadora do projeto, “isso faz a criança questionar a questão ambiental e se esforçar para preservar o meio ambiente, além disso, como as sementes vão para todo o Brasil, vai ajudar a divulgar o nome do município”, comentou.