Treze de Maio tem sua árvore matriz
Nesta quinta (14), os alunos dos núcleos de educação municipal de Treze de Maio foram até o horto do município para o mapeamento da arvore matriz do projeto Verde é Vida, que tem parceria com a Afubra.
“Por sorteio, Treze de Maio foi contemplado com a goiabeira como árvore matriz para a retirada de sementes, assim, as escolas começam a adquirir pontos para os eventos patrocinados pelo projeto Verde é Vida”, explicou o Secretário da Educação municipal Wilson Luiz Nandi, que complementa, “o objetivo do programa é identificar árvores matrizes por todo o município, servindo de referência na preservação da mata nativa”, concluiu.
Na ocasião, o Engenheiro Agrônomo do município Geraldo B. Eller ressaltou a importância dos cuidados com a mata e com as espécies vegetais, e também explicou o por que a árvore escolhida ainda ser pequena, “assim poderemos cuidar dela para evitar pragas desde cedo, gerando frutos e conseqüentemente sementes mais saudáveis”, justificou.
Ao todo, 15 árvores vão ser selecionadas e vão ter sua localização marcada via GPS, e serão adotadas por cada unidade escolar, em forma de modelo e também para coleta de sementes.