Reunião CMDR
Aconteceu nesta quarta (14), na UNAF em Treze de Maio uma Assembléia Geral Extraordinária com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
O médico veterinário da Cidasc Ademir Monteguti comentou sobre os dados alcançados com o controle de enfermidades endo e ectoparasitoses e também discorreu sobre o uso da rama de mandioca na alimentação bovina, “não temos nada contrário à essa forma de alimentar os bovinos, somente estamos alertando que a forma incorreta pode trazer intoxicação para os animais, já que muitos deles não foram gradativamente adaptados para receber tal alimento”, explicou.
A Secretaria Municipal de Agricultura fez a prestação de contas, esclareceu sobre a vinculação da Nota do Produtor às máquinas e implementos e explanou sobre o Conselho Nacional de Abastecimento (CONAB), onde os agricultores, em cooperativas como a Coopertreze, podem partir para a comercialização de sua produção, principalmente para as escolas municipais e entidades como APAE, hospitais, etc, desde que adaptadas à regras estabelecidas por padrões de qualidade.
A Epagri discutiu assuntos referentes à produção de eucalipto e a perca que se tem vendendo essa madeira para lenha, já que pode-se ter um lucro 5 vezes maior se for comercializada como “madeira serrada”. Também foi colocado em questão as condições do Programa do Calcário e do Plano de Emergência, além das ações já implantadas pelo Microbacias 2 que estão previstas para o próximo período.
O Sindicato dos trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) também participou da reunião tornando claro o assunto relacionado ao Crédito Fundiário. Este tipo de encontro é de extrema importância para o desenvolvimento do município, já que é através do trabalho em grupo que se consegue chegar ao maior número possível de pessoas para esclarecê-las.