Treze de Maio em encontro Sulbrasileiro
O setor saúde, em níveis municipal, estadual e federal, em caráter público ou privado, obedecem, atualmente, às disposições constitucionais, leis, normas e regulamentos fundados nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos princípios visa à prestação de serviços de uma forma integrada, abrangendo todos os aspectos da saúde dos usuários, na perspectiva da promoção da saúde, prevenção e reabilitação . Nesta perspectiva, a forma de organização dos serviços deve se basea r nas necessidades , detectadas a partir da pesquisa epidemiológica.
Os Encontros Catarinenses de Saúde Mental já se tornaram um marco importante no calendário nacional da Saúde, congregando profissionais de todo o estado de Santa Catarina e tendo atingido. O Estado de Santa Catarina torna-se anfitrião do I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental, que vem a ser o primeiro congresso do gênero no país nos dias atuais, e se posiciona no campo da saúde, proporcionando um espaço que , esperamos , se amplie e marque um salto de qualidade neste momento histórico do processo de avanço das discussões sobre saúde no país.
Treze de Maio também se fará presente neste evento com sua equipe de saúde mental, sendo integrantes as psicólogas Gisely Freccia e Hemelise Pizolotto, a assistente social Rosilda Patrício Lima e a farmacêutica Bruna Ruzza Montegutti. Gisely comenta que há 55 pessoas cadastradas no Programa de Saúde Metal no município, “e com esse congresso vamos nos atualizar e ver quais estão sendo as inovações, já que estaremos colhendo informações com grandes profissionais da área”, comentou.
O Secretário da Saúde municipal Lucinei de Pieri também está apoiando a ida nestes tipos de congressos, “Tudo que vier em termos de aperfeiçoamento nesta área da saúde será de suma importância para que os programas realmente funcionem da melhor maneira possível”, concluiu.