Secretaria da Agricultura e Cidasc lançam programa

A falta de um esquema sanitário de controle às principais enfermidades que acontecem na bovinocultura dos municípios de Treze de Maio, tais como a Clostridiose (Carbúnculo Sintomático, Gangrena Gasosa, Hemoglobinúria Bacilar e outras), e Endo-Ectoparasitoses, tem originado um significativo número de óbitos de animais e contribuindo na redução da produtividade dos animais no município. E conseqüentemente, em perdas econômicas relevantes.


Mesmo o município possuindo, através da Secretaria da Agricultura, um projeto para destruição das carcaças, é preciso se valer de outras medidas, já que as Clostridioses tem como habitat natural o solo, e ali pode permanecer durante anos. A doença poderá ser adquirida pelos animais por ferimentos ou até mesmo pela ingestão do alimento.


Este projeto então, tem como objetivo controlar essas doenças, bem como impedir o aparecimento de focos de raiva no município, conscientizando os proprietários, professores e lideranças sobre a importância do uso de medidas preventivas no controle de enfermidades infecciosas e contagiosas, bem como trabalhar junto aos Agentes de Saúde Animal e Vegetal, a fim de discutir a estratégia do programa e definir as responsabilidades.


O programa será aplicado no município a todos os produtores de animais suscetíveis às enfermidades e as atividades serão coordenadas pela Cidasc e Secretaria Municipal de Agricultura com o envolvimento dos seguimentos organizados (comunidades, lideranças, professores e empresários ligados à pecuária).