Setor Primário
O setor primário é o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas. Isto implica geralmente a transformação de recursos naturais em produtos primários. Muitos produtos do setor primário são considerados como matérias primas levadas para outras indústrias a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, agronegócio, a pesca, a silvicultura e toda a mineração e indústrias pedreiras.
As indústrias fabris em sentido diversificado que agregam, embalam, empacotam, purificam ou processam as matérias primas cerca dos produtores primários normalmente se consideram parte deste setor, especialmente se a matéria prima é inadequada para a venda ou difícil de transportar à longas distâncias.
Segundo a nomenclatura econômica, o setor primário está dividido em seis atividades econômicas:
- Agricultura;
- Pecuária;
- Extrativismo Vegetal;
- Caça;
- Pesca;
- Mineração.
Em Treze de Maio as principais atividades econômicas estão associadas a organizações sociais.
Existe o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, que é representado por agricultores, a administração pública e entidades, que articula-se com a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, EPAGRI, CIDASC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar – SINTRAF, Banco do Brasil, BESC e CRESOL.
A pecuária leiteira tem parcerias em sua comercialização com a empresa Doces Áurea e está em parceria com uma cooperativa chamada de COOPERTREZE, formada pelos próprios produtores locais, com instalações suficientes para toda a produção do município, com selo de qualidade SIE.
A avicultura de corte e suinocultura é integrada com as empresas Seara Alimentos e AGROVENETO.
A produção de fumo é em parceria com diversas empresas fumageiras e a cultura do arroz é realizada com a COPAGRO.
A atividade têxtil tem parceria com diversas empresas do ramo, porém a maior parceira é a Hering S.A.
As organizações sociais têm sido incentivadas pela atual administração, e mesmos havendo dificuldades, estas são apontadas como as alternativas necessárias ao desenvolvimento.
Na agropecuária destacam-se as seguintes atividades: arroz, milho,mandioca, fumo, batata, aves de corte e bovinocultura de leite e suinocultura.
As atividades agropecuárias e a extração da madeira de eucalipto representam as principais atividades geradoras de renda e de emprego em Treze de Maio.
O setor primário caracteriza-se como principal fator de desenvolvimento econômico do Município, não só pela ocupação de uma expressiva parcela da população, como também pela geração de excedentes que são absorvidos pelos setores industrial e comercial.
Constata-se no município a existência de reservas de caulim, areia, argila, feldspato e quartzo. Estas reservas apresentam uma fonte de matéria-prima não só para as empresas existentes no município, mas também um fator incentivador para a instalação de novas indústrias.
Setor Secundário
O setor secundário é o setor da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo setor primário em produtos de consumo, ou em maquinário industrial (produtos a serem utilizados por outros estabelecimentos do setor secundário).Geralmente apresenta porcentagens bastante relevantes nas sociedades desenvolvidas.
No parque industrial de Treze de Maio, destaca-se as facções têxteis, industrias de beneficiamento de mandioca e leite, cerâmica, artefatos de cimento, industrias de embalagens plásticas e facções.
O Parque Industrial de Treze de Maio está estruturado basicamente sobre o gênero de produtos alimentares (agricultura) e têxteis, ocupando a maior parte dos trabalhadores do setor.
Setor Terceário
O setor terciário da economia envolve a comercialização de produtos em geral e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários a terceiros.
Nesse setor há grande ocorrencia de problemas, assim como a hipertrofia e a macrocefalia, que são nada mais que o crecimento desordenado, e consequente escesso de mão de obra. O setor terciário é, geralmente, a principal fonte de renda dos países desenvolvidos.