Intercâmbio resgata o habito de enviar cartas
Buscando o resgate em enviar cartas manuscritas às pessoas em vez de mensagens digitais, a E.E.B. “Monsenhor Bernardo Peters”, de Treze de Maio executou o Projeto de Intercâmbio Cultural, que foi uma proposta de valorização da escrita manuscrita, a fim dos alunos colocarem em prática os conhecimentos em Língua Portuguesa nos seus diferentes níveis, uma vez que, com as tecnologias de informação muito em alta, grande parte das pessoas abandonou a prática de escrever.
De acordo com as idealizadoras, a ideia surgiu através da participação dos professores em uma formação continuada, onde ao final de cada etapa, aconteceram as socializações das experiências vivenciadas. Soube-se que projetos semelhantes são desenvolvido em algumas escolas da região. E com o intuito de incentivar as crianças não só para o resgate da escrita (troca de 5 cartas escritas a mão), mas principalmente a oportunidade de conhecer novas culturas e lugares, bem como ampliar o rol de amizades, começou-se a pensar na possibilidade de aplicar tal projeto. “A princípio surgiu a ideia de troca de cartas com uma escola do Caravaggio em Nova Veneza, onde temos uma professora conhecida que trabalha lá. Ideia exposta, convite feito e aceito, em agosto demos início aos trabalhos”, comentaram as professoras.
A metodologia focou sobre o surgimento das cartas e a apresentação do projeto aos alunos, fazendo inclusive o sorteio dos destinatários. “A princípio, a ideia foi bem aceita. A partir daí, houve trocas de cartas semanalmente. Momentos de empolgação e euforia marcaram as aberturas dos envelopes, e de dúvidas e incertezas na hora de responder ( “E agora professora, o que vou falar?”; ”Já falei tudo o que tinha pra falar…”). Porém, como a culminância do mesmo só ocorreria com a apresentação dos 5 envelopes, houve participação maciça”, explicaram.
Após esta etapa da troca das cartas, que finalizou em outubro, a turma da EEB “Mons. Bernardo Peters” foi até bairro Caravaggio, em Nova Veneza, no dia 08, para conhecer a EEB Humberto Hermes Hoffmann e os novos colegas por correspondência. Na visita feita, conheceram o Santuário, a barragem e a praça de Nova Veneza, onde degustaram de um delicioso sorvete.
E no dia 22 de outubro foi o dia dos alunos do Caravaggio virem a Treze de Maio para conhecer a escola e alguns lugares de Treze de Maio. Visitaram o Castelo Belvedere, a Gruta Nossa Senhora da Saúde, passearam pela praça da cidade e por fim, degustaram de um delicioso piquenique em Urussanga Baixa, no monumento de Nossa Senhora Aparecida. Foi um dia muito atrativo e de interação, onde certamente estes alunos se lembrarão com carinho dessa atividade. “Ao final deste trabalho, concluímos que atividades como esta podem marcar muito positivamente estes estudantes, pois puderam perceber, embora em uma escola próxima, a oportunidade de se conhecer novas pessoas, culturas e lugares e, talvez, ousar em projetos pessoais futuros ainda mais promissores e enriquecedores, como um intercâmbio internacional ou coisa do tipo”, enfatizaram as professoras.