Treze de Maio em combate contra o borrachudo
Em uma ação conjunta, a secretaria de Agricultura, secretaria de Saúde e Epagri do município de Treze de Maio estão realizando uma campanha de combate ao borrachudo, aquele pequeno inseto de picada dolorosa.
Inicialmente foi feita a distribuição de materiais explicativos sobre o inseto pelas Agentes de Saúde. O folder tenta explicar, de maneira simples, os hábitos, ciclo de vida e dicas de como evitar a proliferação e se proteger do borrachudo. E nesta semana começou uma série de palestras para justamente diminuir as chances do borrachudo se procriar. Participaram dos encontros moradores das comunidades com maior incidência do mosquito para a orientação dos agricultores para que eles colaborem com a campanha. A aplicação do produto garante que os filhotes do mosquito não sobrevivam.
De acordo com o secretário de Agricultura, Albertino Viel, como acompanhamento do trabalho preventivo, em meses estabelecidos será aplicado o BTI (inseticida biológico que mata a larva do inseto) em algumas comunidades foco. O inseticida é diluído em água na proporção adequada e espalhado pelo rio para eliminar as larvas.