Oficina sobre sobressemeadura de pastagens e fertilidade do solo será realizada em Treze de Maio

Com o objetivo de utilizar as áreas de pastagem o ano todo e melhorar a qualidade e quantidade dos pastos existentes, a Epagri de Treze de Maio realizará uma oficina com prática sobre fertilidade do solo e sobressemeadura nesta quinta, 26 de março na comunidade de Vila Maria a partira das 13h30.

De acordo com a Engenheira Agrônoma da empresa, Danieli Zitterell, a sobressemeadura de pastagens é uma técnica que consiste em semear pastagens de inverno sobre pastagens já estabelecidas. “Na sobressemeadura, pastagens anuais de inverno como azevém, ervilhaca e trevos são semeadas diretamente sobre o pasto perene de verão ou sobre o potreiro sem o uso de arados ou grades. Isto evita erosão, melhora a fertilidade do solo e não há gasto com máquinas ou herbicidas, proporcionando aumento na produção de forragem com baixo custo. Além disso, quando implantadas leguminosas como o trevo, a necessidade de abubação nitrogenada pode ser reduzida a zero, trazendo benefícios para o rebrote do pasto de verão ao longo do ano. Há pesquisas que mostram que um trevo bem implantado fixa nitrogênio do ar e equivale a uma aplicação anual de 6 sacos de uréia por hectare além de aumentar o nível proteico da dieta dos animais”, explicou.

Danieli também ressalta que, para que a sobressemeadura dê o resultado esperado, é importante realizar a correção e adubação do solo de acordo com a necessidade apontada na análise. Outras medidas são importantes como a inoculação e peletização das sementes de leguminosas, rebaixamento da pastagem, pisoteio dos animais, período de descanso recomendado dentre outras.

Para maiores informações sobre a oficina contate o escritório local da Epagri pelo telefone (48) 3631-9489 ou a Secretaria de Agricultura de Treze de Maio pelo contato (48) 3625-0879.