Eng. Agrônoma da Epagri de Treze de Maio apresenta o carneiro hidráulico para agricultores
Uma tecnologia muito antiga para bombeamento de água foi resgatada pela equipe da Epagri de Treze de Maio para atender uma demanda de água na propriedade dos agricultores Leonardo e Catarina Lucas. Como a técnica de bombeamento gerou curiosidade, técnicos das Epagris da região, bem como vários agricultores estiveram reunidos nesta quinta (16), no restaurante Du Nono, na comunidade de São Roque, para a explicação da Engenheira Agrônoma da Epagri do município, Danieli Zitterell, que explicou sobre as técnicas de construção de um carneiro hidráulico, que na verdade é um equipamento utilizado para levar água de um lugar para outro sem o uso de eletricidade, apenas com a pressão da própria água, tornando este processo mais barato e trazendo bons resultados.
Danieli explica que é necessário apenas um fluxo d'água com pelo menos 1 metro de desnível que aciona uma válvula provocando o chamado golpe de aríete. "Este golpe proporciona a elevação da cota da água. O carneiro instalado na propriedade do Sr. Leonardo recalca água até uma altura de aproximadamente 35 metros, a 200 metros de distância da captação com uma vazão de 3000 litros por dia. Esta água será utilizada para abastecer os piquetes do rebanho leiteiro que anteriormente precisava caminhar para chegar ao bebedouro, e o melhor, um carneiro pode ser construído com peças encontradas em loja de material de construção com um custo em torno de 100 reais", explicou.
Ainda de acordo com a Eng. Agrônoma, para cada metro de desnível da captação é possível elevar a 10 metros de altura com o carneiro hidráulico. A vazão final dependerá dos desníveis de entrada, do recalque e da vazão de entrada no carneiro.
O carneiro encontra-se em funcionamento na propriedade que sediou o curso, e servirá de referência no município para difundir esta tecnologia que pode ser empregada nas mais diversas atividades do meio rural.
Para maiores informações procure a Epagri que está instalada no prédio da UNAF ou pelo telefone 3631-9489.